Qual é o teu estilo parental?

Olá Inspiração!

A parentalidade é, na maior parte das vezes, vivida de forma instintiva. Atualmente, existe muita literatura sobre formas de educar e sobre os estilos de parentalidade possíveis.

Não é a nossa intenção indicar-te qual o melhor método, porque esse é um percurso que terás de fazer e de descobrir por ti.

Há quem opte por uma educação mais autoritária, outros preferem uma educação completamente permissiva, outros escolhem uma parentalidade negligente e ainda há quem procure uma parentalidade positiva.

De uma forma muito simples, explicamos-te que a abordagem autoritária é aquela em que os pais assumem todo o controlo, portanto, os pais “podem e mandam” e a criança tem pouca voz e pouco espaço para se desenvolver de forma autónoma. No estilo parental permissivo, a criança é um pequeno “REI”, uma vez que os pais permitem que seja ela quem dita os timings e quem toma as decisões, ou seja, as suas vontades são prioritárias face aos demais e tudo gira em torno de si. No estilo parental negligente, a criança assume todo o controlo no entanto, contrariamente ao estilo permissivo, não há qualquer afeto ou amor por parte dos pais. Na parentalidade positiva o foco é a criação de uma relação de valor igual face ao adulto, onde não há lugar a subornos, a prémios, a recompensas, a castigos e sim, um espaço onde cada um se pode expressar, onde existe respeito entre o adulto e a criança e onde as regras e limites estão bem definidos.

Enquanto adulto, em que se baseiam as tuas relações?

Enquanto pai/mãe, já tiveste oportunidade de te questionar que tipo de relação queres ter com os teus filhos? Já te questionaste qual é o estilo de parentalidade que praticas? ou simplesmente, assumes um estilo parental conforme a situação ou a tua disponibilidade emocional?

Qual é a tua intenção no exercício da parentalidade?

São questões nas quais deves refletir se procuras explorar a forma que mais se adequa às tuas intenções como pai (tema que iremos abordar noutro artigo).

Ninguém nasce com livro de instruções nem temos gravado em nós tutoriais que nos permitam saber sempre qual a forma mais equilibrada de atuação para cada um.

Vamos lá, reúne as tuas emoções, deixa que serenem dentro de ti. Começa por responder às questões que colocámos acima e, aos poucos, juntos, vamos descobrindo o melhor caminho.

Enquanto isso, nós continuaremos aqui, disponíveis e sempre prontas para te inspirar na tua parentalidade.

Um sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Reply

Scroll to Top