À melhor versão de ti

Comunicar é uma arte

Olá Inspiração!

Todos nascemos com a capacidade inata de comunicar. Comunicamos através de palavras, do contacto visual, de gestos, de expressões faciais, da postura corporal e do tom de voz. A comunicação é transmitida essencialmente através do não verbal e isto representa 93% da nossa comunicação. Ou seja, as palavras representam apenas 7%. Ao ter a perceção destes dados compreendemos a importância de termos consciência sobre a nossa comunicação.

É impossível não comunicar porque, mesmo não sendo essa a nossa intenção, a postura corporal e as expressões faciais, por vezes, transmitem muito mais do que desejaríamos.

Na comunicação é importante ainda ter atenção a todos os fatores externos envolvidos, nomeadamente, o ruído ao nosso redor, a distância física, o meio de comunicação, entre outros.

Saber comunicar e comunicar eficazmente implica, portanto, uma consciência e uma atenção constante a todos os fatores que possam interferir na nossa comunicação.

Hoje queremos propor-te que penses numa situação do teu dia-a-dia, em contexto de trabalho ou com a tua família ou amigos, em que tenham existido conflitos devido à falta de cuidado ou eficácia na comunicação. Por exemplo, recorda uma situação de desentendimento em que interpretaste a mensagem de forma errada. Nesse caso, o que poderia ter sido feito de forma diferente para que houvesse um melhor entendimento da tua parte? O que não foi tido em conta no momento da comunicação? Estava muito ruído e isso dificultou a transmissão e, consequentemente, a compreensão da mensagem? Poderás ter interpretado mal a expressão facial da outra pessoa? A postura de quem comunicava transmitiu desinteresse? A outra pessoa interessou-se em perceber se tinha sido capaz de transmitir a mensagem pretendida? Que aspetos consideras que a outra pessoa pode melhorar ao nível da sua comunicação? E tu? O que poderias ter feito para que a outra pessoa se fizesse entender melhor? Como estava a tua postura corporal? Estavas interessado em escutar a mensagem? O teu olhar e a tua atenção estavam na pessoa que comunicava contigo?

A coerência entre o verbal e o não verbal é extremamente importante e, mesmo assim, acontece não ser devidamente valorizada. Por vezes, consideramos que a comunicação verbal pesa muito mais do que a não verbal mas, como já pudeste perceber isso, o não verbal influencia muito mais a comunicação.

No processo de comunicar é fundamental dar e receber feedback. Por um lado, quem comunica deve solicitar o feedback do seu ouvinte dizendo “estou a fazer-me compreender?” ou “estou a ser claro?” ou ainda “estou a ser capaz de me fazer entender?”. Por outro lado, é muito importante também que quem ouve dê o seu feedback sobre o que está a escutar, por exemplo: “Então, o que estás a dizer é que… certo?” ou “Eu entendi que tu disseste que… estou a compreender bem?”. Este cuidado na comunicação poderá evitar desentendimentos e inclusive, melhorar relacionamentos.

Para seres um bom comunicador é essencial que tenhas a ousadia de te auto observares e de te permitires refletir sobre sugestões de melhoria porque, dessa forma, terás o prazer de conhecer uma nova edição de ti mesmo. Experimenta, põe-te à prova ao nível da tua comunicação e reedita-te para caminhares rumo à tua melhor versão.

Um sorriso,

À melhor versão de Ti!   

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s