Educar é (mesmo) uma arte!

Olá Inspiração!

Estes dias recebi no meu email a subscrição do site da Magda Gomes Dias. Era um email muito simples, apenas com uma frase mas que me fez todo o sentido e me inspirou a escrever-te hoje.

A frase, de autoria de Jack Shonkff, dizia que “criar filhos não é uma ciência, é uma arte” e todos sabemos que isto é (bem!) verdade. Quando as crianças nascem não trazem um livro de instruções que nos informa qual o passo que devemos executar a seguir; também não trazem um botão de ON/OFF ou RESET que nos permite clicar e reiniciar as interações.

Educar uma criança é uma tarefa muito difícil e gratificante ao mesmo tempo. Ao educar uma criança somos, inevitavelmente, confrontados com os nossos medos, a nossa personalidade, as nossas crenças, os nossos sonhos, etc. E, dependendo da postura que adotamos, este confronto pode (ou não) ter um resultado positivo para a criança.

Para educar uma criança é necessário que, enquanto pais, consigamos ter “um jogo de cintura” que nos vai permitir adequar a cada situação e responder de forma personalizada e única a cada momento. Este “jogo de cintura” permite-nos também experimentar, testar, recuar e voltar a tentar. E educar é mesmo isso. É uma arte que exige dos próprios pais tentativas e experiências no sentido de perceberem o que funciona melhor em cada momento.

Conta-nos como tem sido a tua viagem no mundo da Parentalidade e partilha connosco que temas gostarias de ver aqui desenvolvidos.

Um sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top