Troca de papéis

Olá Inspiração!

Hoje desafiamos-te a que te coloques no lugar do outro.

Como?

Promovendo um momento de partilha, boa disposição e aprendizagem…

Este momento chama-se “Troca de Papeis” e representa o espelho de ti aos olhos dos outros… nomeadamente dos mais pequenos… de como o outro nos vê. Fica atento(a) podes dar-te conta de coisas que podem surpreender.. e muito!

Quanto mais crescidas forem as crianças, mais específica será a informação, mas haverá feedback de todas as idades “falantes”.. ora vem dai!

Convida a família a sentar-se em circulo num lugar de bem estar. E pede que cada um troque de papel, se coloque “na pele” do outro, represente a forma de ser, estar, falar, repreender, elogiar… tudo o que conseguir representar. Simulando uma conversa “imaginária” sobre um tema das Vossas vidas, proponham-se a representar o outro.

O que vai acontecer é que, por exemplo, o filho mais velho vai “fazer de Mãe” e vai dizer frases que escuta da mãe, vai fazer os seus característicos gestos, vai representar a forma como “a vê”, e a Mãe, por sua vez, vai vestir o “papel” de filha mais nova, fazendo o mesmo, mas no “papel” de filha mais nova.. e assim sucessivamente. A “Troca de Papeis” não tem de ser direta, ou seja, não tem de ser em duplas. Podem, e devem, todos representar todos. Quantos papeis houver… podendo trocar, as vezes necessárias e desejadas.

Os requisitos necessários: abertura de coração e mente, para que se possa aprender e melhorar com esta dinâmica. Este desafio pode (e deve) fazer com que cada um tome consciência do que representa na Vida do outro e como o faz. E, se fizer sentido, aprender onde pode melhorar.

Lembra, é através do exemplo que ensinamos, e aprendemos..

Um Sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top