Pontinhos de Luz que marcam o caminho

Olá Inspiração!

Se lês/ouves os nossos artigos da categoria Inspira Parentalidade, provavelmente és pai, mãe, educador, professor ou, simplesmente, interessam-te os temas envoltos na infância, adolescência e parentalidade. Se assim é, hoje escrevemos mais uma vez para ti. Mas hoje, o assunto é especial. Tal como em todos os outros dias. No entanto, hoje, falamos-te de um tema que acaba por facilitar e contribuir para o sentimento de motivação das nossas crianças e jovens.

Este mês, a categoria À melhor versão de Ti, está a ser direcionada para o tema dos objetivos. E, por considerarmos este tema um dos mais importantes a serem trabalhados individualmente, consideramos pertinente trazê-lo e aplicá-lo também com as crianças e jovens.

Estabelecer objetivos é o mesmo que ter uma estrela guia que vai iluminando o nosso caminho ao longo do percurso. E todas as crianças adoram estrelas. Se lhes falarmos que cada um de nós tem várias estrelas que nos guiam, elas irão compreender que são essas mesmas estrelas que nos dão a motivação, o foco, o rigor, a concentração e o empenho que precisamos para realizar as nossas tarefas no dia-a-dia.

Então, hoje sugerimos-te que abordes este tema com os teus filhos. Estabelecer objetivos não é só para adultos. Estabelecer objetivos é para todos. Claro que é importante adequar e adaptar a cada fase da vida da criança ou do jovem. Mas todos devem ter objetivos. Hoje, trazemos-te uma história real que esperamos que possa inspirar-te e que seja uma alavanca para definires objetivos com os teus filhos.

A Maria (nome fictício) é uma criança com 8 anos que apresentava dificuldades em matemática. A Maria realiza os trabalhos de casa diariamente e sempre foi uma aluna muito organizada e empenhada. No entanto, esta dificuldade na disciplina de matemática estava a provocar-lhe uma grande desmotivação. E esta desmotivação estava a afetar todas as outras disciplinas e principalmente, a sua vontade de aprender. Então, aos poucos, a Maria foi descendo as suas notas. A mãe da Maria, sempre atenta e pela consciência que tem de que, de facto, estabelecer objetivos é fundamental para atingir os resultados que se pretende, conversou com a filha e, em conjunto, estabeleceram objetivos a curto prazo para a Maria. Depois de identificarem que a sua maior dificuldade era os cálculos, começaram a traçar um plano de ação. Um plano que, durante algumas semanas, foi a estrela guia da Maria. E foi esse plano que devolveu a motivação, o empenho, o gosto pela aprendizagem e a concentração que a Maria precisava.

Sem se aperceber, a Maria tinha acabado de estabelecer objetivos e, com a ajuda da mãe, traçou um plano de ação que lhe permitiu atingir os resultados que tanto pretendia. Não interessa que resultados são esses. O mais importante é que, de facto, a Maria conseguiu superar-se. E conseguiu porque definiu objetivos. Porque passou a ter estrelas que iluminam o seu dia-a-dia.

Esta é a história da Maria. Mas pode ser a história de todas e de qualquer criança ou jovem.

Agora, é a tua vez de procurares junto do teu filho quais são as estrelas que ele precisa para iluminar o seu caminho.

Um sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top