Missão: Definir Objetivos versão.21

Olá Inspiração!

2021 já começou e ainda não definiste os teus objetivos para este ano? Calma! As Marisas: a Empoderar prepararam para ti um guia que te vai ajudar a definir objetivos de modo que se torne mais fácil e eficaz a sua concretização!

Para definir objetivos tens de perceber exatamente o que queres conquistar, o que queres viver, o que queres atingir. Ou seja, o teu objetivo tem que estar formulado na positiva e nunca na negativa. Por exemplo, é diferente dizer “eu não quero ficar mais um ano sem viajar” e “Este ano quero ir a Paris”.

Em segundo lugar, deves pensar que evidências terás que te vão demonstrar ao longo do tempo que estás no bom caminho para concretizar o teu objetivo e que evidências terás que te vão mostrar que, efetivamente, conseguiste atingir o teu objetivo? Por exemplo, se o teu objetivo é conhecer a cidade de Paris, então, a primeira evidência que terás de que o teu objetivo se irá concretizar, é a compra do bilhete de avião ou a reserva da estadia.

Em terceiro lugar, define claramente o teu objetivo. Ou seja, clarifica onde, com quem, quando, em que contexto, etc. Voltando ao exemplo, pretendes conhecer Paris com quem? Quando pretendes ir? Em que época do ano? Quantos dias pretendes ficar na cidade? Que tipo de estadia queres ter?

O próximo passo é questionares-te se o alcance do teu objetivo depende somente de ti ou se terceiros poderão influenciar a concretização do mesmo. Ou seja, o objetivo que definiste está sob o teu controlo? No exemplo da viagem a Paris, a realização dessa viagem depende somente de ti, da tua disponibilidade, das tuas poupanças e da tua gestão financeira.

Em quinto lugar é importante pensares quais são as razões que te levam a querer alcançar esse objetivo, ou seja, que valores reconheces em ti que te fazem querer concretizar esse objetivo. Voltando ao exemplo de Paris, poderás identificar em ti a vontade de conhecer novas culturas, de conviver com uma nova língua, de explorar novas cidades, de conhecer locais inspiradores, de colocar à prova o teu espírito de aventura, de testar a tua capacidade de gestão financeira, entre outros.

Por último, é importante pensar se o objetivo que pretendes atingir é apropriado a este momento da tua vida, se é ecológico para ti e para os ambientes em que te encontras inserid@. Ou seja, é fundamental considerar se a sua concretização terá alguma influência negativa na tua família, no teu trabalho, nas tuas relações pessoais? Se o teu objetivo não for ecológico para ti neste momento, então, coloca a questão a ti mesmo “o que posso fazer agora, para que este objetivo seja ecológico?”. Se continuares a encontrar entraves à sua concretização, então é importante que te questiones até que ponto estás dispost@ a pagar o preço da sua concretização?

Para que seja mais fácil e intuitivo para ti, deixamos-te um layout que poderás utilizar para escrever os teus objetivos. Se quiseres, partilha connosco uma fotografia do layout com um objetivo teu.

As Marisas, estão à distância de um clique para te ajudar nesta jornada de conquistas!

Um Sorriso,

À melhor versão de Ti!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top