Diálogo interno positivo? Porquê e para quê?

Olá Inspiração!

Que o diálogo positivo é importante, todos sabemos! É um desafio, de facto, estar constantemente atent@ ao tipo de comunicação que utilizamos. E ainda mais o é, quando estamos perante crianças ou jovens/adolescentes. Tal como já te transmitimos e, como tu também já percebeste através da tua experiência com os teus filhos, as crianças aprendem, sobretudo, através do processo de observação-imitação. Ou seja, isto significa que elas aprendem através do que interpretam da observação da realidade e também aprendem através do que observam e interpretam do teu próprio comportamento.

Na comunicação este conceito não é exceção. Hoje queremos falar-te da importância do diálogo interno positivo ou, como gostamos de lhe chamar o auto diálogo, mais conhecido por “falar sozinho” ou “falar com os próprios botões”.

Ter um auto diálogo positivo é fundamental não só para quem o tem, mas também para os nossos filhos que nos observam e analisam constantemente. Se tu tens uma comunicação positiva contigo mesm@, então, os teus filhos, terão tendência a adotar essa mesma comunicação com eles próprios. Daí defendermos que é importante que as crianças nos ouçam a falarmos sozinh@s. Porque é daqui que elas observam o diálogo interno positivo. Por exemplo, imagina uma situação em que estás a tentar realizar uma tarefa, no entanto, não estás a conseguir e, por isso, dizes para ti mesma em voz alta e com confiança “Eu consigo! Eu tenho capacidades para fazer esta tarefa! Eu tenho todo o conhecimento que necessito”. É provável que o teu filho, ao observar em ti este discurso, tenha tendência a repeti-lo numa situação de tentativa-erro. E é muito positivo quando as crianças adquirem como exemplo este tipo de discurso interno. Já pensaste nos benefícios que esta pequena atitude lhes pode trazer?

O diálogo interno positivo melhora a confiança, promove o sentimento de amor próprio e isto tem influência direta na atitude das crianças. Está comprovado cientificamente que quando somos autoconfiantes, temos mais motivação e estamos mais predispostos para aceitar e superar desafios. Por isso, são inúmeras as vantagens que este tipo de diálogo nos pode trazer (a nós e aos nossos filhos).

Sabemos que o diálogo interno positivo nem sempre é uma tarefa fácil. Até porque todos temos situações que nos desiludem, que nos tiram a força e a motivação. Há dias muito bons mas também há dias menos bons. No entanto, o desafio é mesmo esse. É tornar esses dias menos bons em oportunidades para sermos a nossa melhor versão.

Partilha connosco como é o teu auto diálogo e se já verificaste que isso tem influência na atitude dos teus filhos ou das crianças que te rodeiam. Queremos fazer parte da tua evolução.

Um Sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top