O milagre da boa comunicação

Olá Inspiração!

No artigo anterior da categoria Inspira Parentalidade falamos-te da importância e dos benefícios do diálogo interno positivo. Por isso, hoje, damos-te algumas alternativas para que tenhas um discurso mais claro e positivo e possas incutir este hábito saudável no dia a dia dos teus filhos.

Na tabela que se segue podes ver alguns exemplos de situações em que faz toda a diferença a adoção de um discurso mais claro e positivo.

Surgiram-te algumas dúvidas? Queremos ajudar-te o máximo possível, por isso, deixamos-te ainda duas dicas que poderás colocar em prática no teu dia a dia:

·       Substitui o mas, por etambém ou um ponto final. Por exemplo, em vez de “eu sei que queres brincar mas tens que acabar os trabalhos de casa”. Optar por dizer “Eu compreendo que queres muito brincar porque é mais divertido. Quando acabares os trabalhos de casa poderás ir brincar”.

·       Evita utilizar o não e opta por frases e expressões mais positivas, porque o cérebro humano não reconhece a palavra não. Por exemplo: Em vez de “Não saltes em cima do sofá”, optar por dizer “senta-te no sofá”. Ou ainda “não brinques perto da televisão”, optar por dizer “Podes brincar em cima deste tapete”.

É natural que te estejas a questionar… “E se eu mudar o meu discurso, o meu filho também muda o seu discurso?” Todos nós estamos incluídos num sistema e, quando parte desse sistema muda, as outras partes também mudam. Mesmo que sejam mudanças subtis, elas acontecem. Por isso, propomos que deixes que estas transformações comecem por ti. Tal como dizia Einstein, “Loucura é querer resultados diferentes, fazendo tudo igual”. Se procuras uma mudança, essa mudança tem de começar em ti! Acredita, a transformação do teu discurso tem o poder de realizar “milagres”!

Atreves-te a fazer diferente?

Um Sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top