À melhor versão de ti

Crescer com história

As histórias infantis não foram criadas somente para entreterem as crianças. Na verdade, elas possuem uma forte componente didática e pedagógica que deve ser aproveitada ao máximo para ajudar as crianças no seu processo de aprendizagem de vida. Por isso, pensei deixar-vos aqui a apresentação de uma história que julgo ser muito interessante para o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças.

 “O Monstro das Cores” é um livro magnífico de Anna Llenas que nos permite explorar as emoções através das cores, preparando as crianças para o que é ter um coração bondoso. A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

Trabalhar as emoções desde cedo é fundamental! O reconhecimento das emoções irá ajudar a criança a compreendê-las, lidar melhor as situações e com aquilo que ela sente, solucionar conflitos com mais facilidade e com menos frustração. É o início do processo de inteligência emocional. Reconhecer as emoções é muito importante, pois possibilita o desenvolvimento da empatia nas crianças, que é, de um modo geral, a capacidade de compreender e de colocar-se no lugar do outro. Este é o primeiro passo para desenvolver as habilidades emocionais e a empatia.

Deixo-vos, então o desafio de ouvir esta história e identificarem as situações que vos causam estas emoções! Venham comigo conhecer o simpático Monstro das Cores!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s