Muitas vezes as nossas crianças vivem com as emoções à flor da pele. São frequentes os episódios de birras, crises de choro, stress e ansiedade. Perante tais situações, os pais e educadores vêm-se com poucas estratégias capazes de repor a tranquilidade da criança.
O Pote da Calma poderá ser uma boa opção para utilizar nestes momentos, uma vez que possui efeitos bastante positivos para o relaxamento das crianças em momentos de agitação, desconcentração e irritação.
O Pote da Calma é inspirado no Método Montessori, pedagogia criada por Maria Montessori no início dos anos 1900 para ajudar a educar as crianças mais pobres da sua cidade, na Itália. Trata-se de um pote cheio de líquido e glitter que, ao ser agitado, funciona como ferramenta para chamar a atenção das crianças, fazendo com que elas mudem o foco e respirarem fundo. Assim, conseguem acalmar-se para depois então, ouvir o que os pais ou professores têm a dizer. Além disso, este objeto permite criar um momento onde elas reflitam e tenham a sua criatividade estimulada.
Alguns estudos acerca deste método dizem que, enquanto a criança observa o movimento do glitter no pote, conseguem manter o foco, organizar e centralizar o sistema nervoso e ainda desacelerar os batimentos cardíacos e controlar a respiração.
Tendo em conta os benefícios e efeitos desta ferramenta, deixo aqui esta sugestão de construção de um pote da calma, que poderá ser realizada pela própria criança ou até em conjunto com os pais/ educadores. Desta forma, poderão usufruir de momentos bem divertidos, relaxantes e de grande aprendizagem ao nível do autocontrole e reconhecimento das emoções.
Para fazerem o vosso Pote da Calma vão necessitar dos seguintes materiais:
- Um frasco de vidro ou plástico com tampa;
- Água quente;
- Cola glitter;
- Óleo para bebés ou azeite;
- Detergente da loiça;
- Corante alimentar;
- Purpurinas e/ou lantejoulas;
E muita imaginação à mistura!
Vamos a isso! Então, mãos à obra!
Cláudia Maciel