Produtividade e foco!

Olá Inspiração!

Sentes que o trabalho não rende? Tens tendência a demorar ou deixar para depois algumas tarefas importantes? Tens dificuldade em estar concentrado durante muito tempo? Pretendes ser mais produtivo? Gostavas de encontrar novas estratégias de trabalho?

Estas são dificuldades que muitos de nós sentimos mas que, por receio do julgamento de colegas de trabalho ou da dificuldade de auto aceitação, acabamos por ignorar, recalcar e seguir em frente com a nossa rotina. Hoje trazemos-te uma técnica prática que podes aplicar na tua rotina de trabalho ou de estudo, a partir deste exato momento.

A técnica Pomodoro surgiu em itália com um estudante que reconheceu em si mesmo a desmotivação para o estudo e passou a utilizar um cronómetro de cozinha com a forma de tomate para gerir o seu tempo de estudo (daí o seu nome, uma vez que pomodoro significa tomate). Esta técnica apresenta uma série de vantagens como a melhoria do foco mental, da concentração, da memória e da criatividade, auxilia na criação de rotinas mais dinâmicas e atrativas, reduz o tempo “perdido”, a ansiedade e o desconforto físico, aumenta a produtividade e a motivação no trabalho.

Esta técnica sugere que consigamos organizar o trabalho ou as tarefas em pequenos blocos de tempo. Por exemplo, trabalhar durante 25 minutos e fazer uma pausa para relaxar ou descansar de 5 minutos. Estes 5 minutos podem ser simplesmente para ir à casa de banho, beber água, beber um café, fotocopiar documentos, fazer alongamentos, entre outros. Ao final de 2 horas de trabalho, terás sido mais produtivo, uma vez que terás estado a trabalhar focado e em intervalos de 25 minutos e terás tido entre 15 a 20 minutos de descanso para relaxar, aliviar a tensão e libertar a mente.

Claro que estes blocos de tempo podem (e devem) ser definidos por ti. Se eventualmente considerares que o teu trabalho é mais produtivo se estiveres 45minutos focado e 10 minutos em intervalo, então, opta por fazer essa gestão do tempo.

O que esta técnica nos sugere é que encontremos o tempo que faz mais sentido e que funciona melhor para cada um de nós. Por isso, faz a gestão do tempo e do trabalho conforme seja melhor e mais eficiente para ti. Esta técnica leva-nos mais uma vez à questão do autoconhecimento. Claro que precisas de te conhecer muito bem para compreender e conseguir gerir o teu tempo de forma eficiente e eficaz.

Experimenta e diz-nos as diferenças que verificas na gestão do tempo e trabalho.

Um Sorriso,

À melhor versão de Ti!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top