Yoga em contexto escolar

Naquele dia, o telemóvel tocou trazendo consigo uma notícia que encheu o meu coração de uma enorme felicidade. Tinha sido colocada para dar aulas de yoga aos alunos do 3º e 4ºano das escolas do Agrupamento Dom Pedro IV, em Vila do Conde. O sonho tornou-se realidade… e no dia 18 de Setembro de 2018 apresentei-me na Escola Básica de Mindelo para a minha primeira aula de yoga em contexto escolar. Às costas levava um saco cheio de material e no coração uma mistura de emoções: felicidade, nervosismo, receio, ansiedade…

Com um brilhozinho nos olhos fui recebida pelos alunos com sorrisos de entusiamo e curiosidade. A cada aula fomos nos conhecendo melhor. Aprendemos as posturas a brincar através de jogos, histórias e canções. Resolvemos os conflitos entre nós na base do diálogo e da partilha dos nossos sentimentos. Relaxamos através de meditações, taças tibetanas e massagens. Fomos capazes de reconhecer as nossas emoções e o poder mágico do abraço. Cantamos, dançamos e rimos bastante uns com os outros.

Com os alunos, eu sentia-me como um elemento do grupo, como uma criança feliz que aprende e ensina ao mesmo tempo. Cada vez que cada um deles esboçava um sorriso fazia-me acreditar que aquele era o caminho.

Acredito que só assim faz sentido uma educação que desenvolve o todo e onde todos têm potencial.

No Yoga procuramos estruturar, organizar e contextualizar o que as e crianças trazem de inato e fazem naturalmente. As aulas são muito divertidas e relaxantes. Através das histórias, músicas, jogos, relaxamentos e visualizações cultivamos os princípios da não violência, da Verdade, da Paz e da Alegria enquanto as posturas preparam o corpo para o desenvolvimento da inteligência e das emoções.

Com uma metodologia própria são trabalhadas as posturas e os seus benefícios, a estimulação neuro-cerebral, anatomia, competências de linguagem e escrita, conceitos matemáticos, ritmos musicais, cooperação, culturas do mundo, afirmações e valores. Assim, muitos são os benefícios desta prática para as crianças: promove a autoestima, autoconfiança, e autoconhecimento; favorece padrões respiratórios saudáveis; ajuda no equilíbrio do sistema nervoso e endócrino, fortalecendo o sistema imunitário; aumenta a capacidade de assimilação intelectual; desenvolve o espírito de grupo e cooperação; desenvolve um corpo forte e saudável; estimula a expressão criativa e a imaginação; desenvolve as capacidades de concentração, atenção e relaxamento. Além disso, escolas e professores também já reconhecem as vantagens ao implementar esta prática em contexto escolar: mais harmonia na sala de aula; utilização de métodos inovadores para acompanhamento dos programas escolares; aumento dos níveis de realização pessoal; ambiente mais calmo na turma; sentido de união; mais respeito entre todos os elementos da escola; menos agressividade.

Deixo assim um pouco da minha experiência, que desde então não mais parou, para vos dar a conhecer as potencialidades do yoga para crianças.

E porque acredito na “educação pelo coração”, o yoga é sem dúvida uma mais valia no desenvolvimento da auto-estima, auto-conhecimento e empatia nas crianças de hoje, desenvolvendo o espírito de grupo e cooperação entre elas.

Cláudia Silva

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top