Dia do Filho Único

Olá Inspiração!

Ter mais do que um filho pode ter momentos realmente desafiadores. Por vezes, ficamos com aquela sensação de que damos mais atenção a um do que a outro.

Se é verdade que não existem filhos iguais, também é verdade que sim, é possível amarmos mais do que um filho com a mesma intensidade. O amor pelos filhos não tem medida, não há como preferir um a outro, cada um tem as suas características, a sua personalidade e no final, são nossos filhos. Ainda assim, os irmãos tendem a ter ciúmes uns dos outros e a reclamar atenção para si.

Uma excelente forma de minimizar estes atritos e ciúmes é definindo o Dia do Filho Único.

Como funciona? Tu defines a periodicidade, pode ser 1 vez por semana, de 15 em 15 dias ou até 1 vez por mês. Nesse dia, reserva pelo menos 1 hora para que possas dedicar-te e colocar o teu foco apenas nesse filho, por forma a que não tenha de dividir a tua atenção com o irmão, nem precisar de entrar em acordo com o que o outro quer fazer, e tu não tenhas de gerir expectativas.

No Dia do Filho Único as atividades são direcionadas só para esse filho. É um excelente momento para te conectares com ele de uma forma que se tivesses de dividir atenções, não conseguirias fazer. Podem desfrutar da companhia um do outro, compreender melhor o que vos vai na alma, terem uma conversa mais atenta e até mais profunda.

As atividades podem variar dependendo das idades e vale tudo, desde ver desenhos animados juntos, pintar, desenhar, ir ao parque ou ao cinema, o que a vossa imaginação alcançar. Na fase da adolescência é um momento único para se reconectarem, para trocarem ideias, pontos de vista, no fundo para continuar a fazer parte da vida dos filhos mesmo naquela fase em que eles nos querem um pouquinho mais afastados.

É importante reforçar laços e demonstrar aos filhos que, mesmo tendo irmão(s), aos nossos olhos, são seres únicos, maravilhosos, que são amados por quem são, pelas suas singularidades.

Experimenta e vê o que resulta mais com os teus filhos, vê as reações e a forma como acolhem esse momento.

Fica aqui a dica. Dia do Filho Único!

Um sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top