Vamos fazer as pazes

Amanhã vai ser mesmo um dia importante! Estás esquecid@?

Amanhã é dia de celebrar o Meio Ambiente! É mesmo!

A 5 de junho assinala-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, é o ano da restauração dos ecossistemas e tal como se pode ler em Worl Environment Day, será o palco do lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

É uma excelente oportunidade para ajudar a curar o planeta, de fazer parte do movimento e um excelente momento de aprendizagem e partilha em família.

Por vezes, pensamos que nada podemos fazer para alterar o rumo das coisas, quando na verdade tudo começa em pequenas ações. É de ação em ação que vamos fazendo a diferença, quem sabe até, se vamos influenciando quem nos acompanha ou observa ao longe.

Como podemos fazer a diferença?

Todos podemos fazer a diferença! Podemos ajudar na restauração de ecossistemas plantando mais árvores, promovendo cidades verdes, jardins florestais, mudança na nossa dietas ou limpeza de rios e encostas. Pode parecer uma tarefa árdua mas, na verdade, começa em cada um de nós. Começa na nossa educação e enquanto pais e educadores, começa dando o nosso exemplo. Devemos mostrar aos nossos filhos a beleza da mãe natureza, devemos ensiná-los a protegê-la, a cuidar dela e através deste processo de modelagem vais aos poucos mostrando como o fazer.

Mostra-lhes que deixar o lixo que fazemos depois de um piquenique no meio da natureza, não é aceitável. Deixar embalagens na areia da praia, não é cuidar do mar nem dos peixes. Ensina-os como se cuida de uma planta, como fazer a reciclagem de forma correta, leva-os a passear na natureza para que a curiosidade seja despertada e queiram saber mais sobre o meio ambiente, sobre os animais que vivem nesse local. Acompanha um programa sobre a natureza que passe na TV e que lhes mostra animais e a fauna noutro ponto do planeta. Juntos podem crescer e aprender a fazer mais e melhor.

E por que não aproveitar este fim de semana para dar um passeio e quem sabe fazer um piquenique com os miúdos no meio da natureza, seja junto ao mar, no parque perto de casa ou no meio da floresta. Passem tempo juntos, em família, ao ar livre, a brincar, a apreciar, a ouvir os pássaros, o mar, o rio, o silêncio, a cor das folhas, as texturas. Desfrutem da companhia uns dos outros e da alegria de estarem simplesmente juntos. A vida passa num abrir e fechar de olhos e quando deres por ti estes momentos tão simples, tão bonitos não passarão de lembranças. Um dia as crianças viram adultos e a tua única esperança é a de que tenhas conseguido criar um vínculo suficientemente forte para que eles queiram voltar ao teu abraço, que eles tenham assimilado bons valores e que sejam a sua melhor versão.

Vamos ensinar os nossos filhos a proteger e fazer prosperar o nosso lar, o Planeta Terra. Vamos ajudá-los a deixar para os nossos netos, bisnetos e trinetos este legado.

Juntos, podemos fazer a diferença!

Um sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top