Quando nasce um bebé, nasce também uma mãe e um pai. Por mais que pensemos que estamos preparadas para a grande mudança, a maternidade revela-se uma autêntica “caixinha de surpresas”. Apesar de nos sentirmos bem preparadas, pois durante a gravidez lemos quase todos os livros sobre o assunto, fizemos o curso de preparação para o nascimento, pesquisámos na Internet, falámos com as melhores amigas, mães, tias e avós somos muitas vezes “apanhadas” de surpresa porque nem tudo corre como imaginávamos.
Além dos maravilhosos momentos marcados pelos primeiros sorrisos, o apertar do dedo, o cheirinho único do nosso bebé, podem surgir também algumas dificuldades – problemas com a amamentação, noites mal dormidas, horas e horas com o bebé ao colo a chorar sem uma razão evidente… De repente temos mil e uma dúvidas (e muitas vezes também mil e uma respostas de todos os conhecidos). Sentimos a incerteza, a ansiedade e as nossas hormonas andam aos saltos…A partilha de experiências e emoções com outras mães será sem dúvida, uma mais-valia para a nova mamã. Nas aulas de yoga baby estes momentos surgem muitas vezes de forma espontânea, permitindo que as recém-mamãs libertem o que as preocupa, escutem e partilhem as suas experiências. Com a mente e o coração abertos e sem julgamentos, as mamãs não se sentem tão sozinhas com as suas dúvidas!
Os primeiros anos de vida da criança correspondem a uma importante fase do seu crescimento, onde através dos seus sentidos ela inicia o conhecimento, adaptação e exploração do mundo exterior. Entender e respeitar as características de cada etapa que a criança vai atingindo, proporcionando uma atividade recheada de ternura e diversão com os benefícios do yoga, é permitir que o seu desenvolvimento aconteça de forma harmoniosa e equilibrada.
Os bebés nascem yoguis, é algo que lhes é inato, nós só damos forma e continuidade.
A metodologia das aulas de yoga baby resulta da adaptação das posturas do Hatha Yoga às etapas de desenvolvimento do bebé e da criança e da exploração dos seus sentidos de uma forma livre e integral. Vão-se introduzindo as pequenas sementes do yoga, promovendo um ambiente protegido e de carinho ao longo de toda a aula. São momentos que oferecem uma possibilidade de dedicação exclusiva ao bebé e cada instante individual com ele traz em si a oportunidade de uma partilha de amor, ternura e diversão entre pais e filhos. Pais e profissionais têm a oportunidade de vivenciar e aprender uma nova abordagem relativamente à educação, saúde e bem-estar do seu bebé.
Benefícios para os Bebés
- Promove um sono mais regular e calmo
- Auxilia o equilíbrio, coordenação e habilidades motoras
- Estimula o cérebro e as aprendizagens futuras
- Desenvolve a confiança física e consciência espacial
- Melhora o desenvolvimento muscular
- Estimula os sistemas corporais: digestivo, nervoso, respiratório, imunitário
- Ajuda o bebé na transição de um estágio de desenvolvimento para outro
- Ajuda o bebé a lidar com a mudança positivamente, integrando novos desafios ao seu ritmo
- Promove interação num ambiente social nutritivo para os pais e bebés
- Promove um forte vínculo emocional com os pais, que serão a base de futuras relações sociais
Benefícios para os pais
- Promove o vínculo pais/bebés
- Ajuda os pais e o bebé a conhecerem-se melhor através da comunicação não-verbal
- Reduz stress e ansiedade
- Promove interação num ambiente social nutritivo para os pais e bebés
- Aprender princípios e posturas do yoga
Uma aula de yoga para bebés é sempre um acontecimento especial! É uma celebração do amor entre pais e filhos onde se criam laços que se mantêm para sempre.
Em muitos países o Yoga para bebés já é prática recorrente. Em Portugal começa a ser fácil encontrar Infantários e Creches onde o Yoga faz parte das atividades oferecidas.
Cláudia Silva