Sem culpas!

Olá Inspiração!

Hoje é dia de Inspira Parentalidade. E cá estamos para te inspirar e para te mostrar que não há parentalidade sem espinhas.

É verdade, nem tudo são rosas. Os miúdos conseguem pôr-nos os cabelos em pé, deixar-nos com os nervos em franja, mas no final, aquele abraço, aquele beijo, aquele “gosto de ti”, apaga tudo, esquecemos as birras, esquecemos a teimosia e até o instante em que quase nos passámos dos carretos, somos invadidos por uma nova energia, o amor. E neste vai e vem de emoções, neste erra e acerta, estão seres humanos, cada um com as suas necessidades.

Aqui procuramos dar-te ferramentas para lidares com os miúdos, para olhares para o mundo com os olhos deles. É importante relembrar como foi para ti quando tinhas a sua idade e quem sabe, se a empatia surge ao compreenderes que é tudo novo, que tal como tu, tal como és hoje, nem sempre sabes lidar com as emoções e sentimentos da forma mais assertiva. Há sempre uma intenção positiva por detrás de cada comportamento, há sempre uma emoção que se quer revelar.

Mas hoje não vamos falar de emoções. Vamos falar das tuas necessidades!

Todos nós precisamos de tempo para nós, de tempo para estarmos sós, de tempo para desfrutar das pequenas e grandes coisas que nos relaxam, que nos fazem sorrir, que nos fazem sentir pessoas normais, sem andar sempre a ver onde estão os miúdos, o que estão a fazer, sem a necessidade de chamar a atenção, de perceber se estão a colocar-se em perigo. Por isso, hoje apelamos a que te cuides.

Cuidar de ti é uma enorme prova de amor pelos teus filhos. Quando te cuidas, quando desfrutas de tempo para estar, para sair, seja sozinh@, com a tua cara metade ou amigos, para espairecer, para saíres do papel de pai/mãe e podes ser só tu, estás a cuidar de ser um pai/mãe mais seren@, mais tranquil@ e até mais alinhad@ e assertiv@. É importante que tenhas este tempo para ti. É importante que nutras outras relações, que te permitem olhar para o mundo de outra forma que não através da parentalidade. Agora que vem o tempo de férias, sugerimos que possas ter este tempo para ti. Tira férias da família, nem que seja por umas horas. Vai fazer algo novo, vai para a praia ou para o campo, desfruta da água do mar ou do rio. A natureza tem o poder de por tudo no lugar, inclusive o nosso estado interior, a nossa paz. Pessoalmente gosto do mar, a água salgada limpa-me a alma e o calor do sol energiza-me, mas também gosto de caminhar na floresta, junto a rios e riachos; o som da água, dos pássaros, a ausência de voz humana…o silêncio relaxa a minha mente e preenche-me de paz. Quem tem crianças sabe que uma casa nunca mais tem silêncio e estar no silêncio pode ser extremamente poderoso.

Por isso, hoje deixamos-te este desafio, sem culpas, sem cobranças, permite-te afastar um pouco dos miúdos, a bem da tua sanidade mental e de uma parentalidade muito mais consciente.


Um Sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Reply

Scroll to Top