Reiki para Crianças

O Reiki é uma técnica de origem japonesa que consiste na imposição das mãos para que ocorra a transferência de energia de uma pessoa para outra. Durante este processo o terapeuta funciona como um canal de transmissão, direcionando para a criança a energia essencial que existe no universo.

O Reiki aplicado em crianças é uma terapia de amor e cura, onde são proporcionados momentos de bem-estar, segurança e relaxamento.

A criança sente como se um fluxo de energia positiva e regeneradora percorresse através e ao redor do seu corpo, permitindo restaurar o equilíbrio físico, regularizar as suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.

Esta prática é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e recomendada por médicos e profissionais desta área, tendo em conta os seus resultados positivos nos processos de cura.

Assim como os adultos, as crianças estão sujeitas, no seu dia a dia aos mais diversos estímulos, que interferem no seu comportamento e na sua saúde, tanto ao nível físico quanto psíquico. A relação com os pais, colegas e professores, as novas experiências vividas diariamente, assim como situações de conflito e traumas vivenciados, podem produzir quadros clínicos e psíquicos, que levam as nossas crianças a apresentar vários sintomas, tais como: como dificuldades em dormir, ansiedades, medos, inseguranças, irritabilidade, hiperatividade. Tudo isto poderá comprometer diversos aspetos da vida dos nossos pequenos, tais como a aprendizagem, a saúde física e mental, convivência, autoestima e confiança. Muitas vezes os pais não conseguem identificar as causas e os fatores que despoletam estes problemas e surge a preocupação, associada a uma sensação de incapacidade para ajudar os seus filhos.

Os benefícios observados na criança, após as sessões de Reiki são bastante semelhantes aos observados nos adultos. Assim, o reequilíbrio energético proporcionado por esta terapia permite:

  • Promover a calma e o equilíbrio;
  • Aumentar a concentração nas tarefas escolares entre outras tarefas do seu dia a dia;
  • Aumentar a energia para enfrentar os desafios diários;
  • Melhorar o humor;
  • Melhorar a capacidade de interação social;
  • Adotar uma filosofia de vida positiva e saudável;
  •  Promover a autoaceitação, da sua imagem e características pessoais;
  • Fomentar a capacidade de desfrutar do que se tem;
  • Aumentar a satisfação generalizada;
  • Ajudar na resolução de problemas de saúde;
  • Aumentar os sentimentos de gratidão e satisfação.

O Reiki pode ser um grande aliado na ajuda aos mais diversos problemas enfrentados pelas nossas crianças, uma vez que constitui uma terapia que funciona como complemento a qualquer prática médica, não se sobrepondo à medicina tradicional. O Reiki não visa ser o substituto a qualquer tipo de tratamento, mas sim um complemento. Não há contraindicações e os seus efeitos sentem-se ao fim de pouco tempo. Além disso, os pais das crianças podem aprender esta técnica e passar a aplica-la aos seus filhos sem que tenham de sair da sua casa.

Cláudia Silva

Leave a Reply

Scroll to Top