Agenda por defeito

Olá inspiração,

Creio que Setembro também é considerado como um mês de recomeços. Há quem se guie pelo início do ano civil e há quem se guie pelo início do ano letivo, e há ainda quem se guie por outras linhas e/ou por si próprio sem necessidade de reorganizações e estabelecimento de objetivos específicos pois já os estabelece e concretiza como rotina e hábito. De uma forma, ou de outra, o que verdadeiramente importa é que tenhamos uma direção apontada para sabermos para onde seguir, pois se não soubermos para “onde vamos”, “qualquer caminho serve”… e isso, não parece trazer consistência no caminho.

Sigamos hoje a hipótese de observar o mês de Setembro, como um mês de novos alinhamentos, retomar de rotinas, tomadas de decisão, e novas promessas e desejos. Então, iniciemos também o planeamento e compromisso com essa atitude. Não vamos deixar apenas na vontade ou na fantasia. Passemos ao planeamento, para que possamos antecipar a ação.

Sugiro que, se ainda não o faz, comece por adquirir um bloco ou caderno onde possa fazer listas. Listas de coisas para fazer, ou seja, ações e decisões a tomar (ligar, realizar, comprar, agendar, marcar, etc.). Fazendo essas listas, começar por organizar a sua semana por forma a encaixar de forma exequível cada uma das tarefas a realizar.  Tendo em atenção alguns imprevistos que possam surgir. Ou seja, seja razoável, não aloque no mesmo dia as 300 tarefas que tem para fazer em dois meses. Atenção ao sentimento de frustração que advém do não cumprimento de tarefas a que se comprometeu. Se planear adequadamente, vai perceber que é possível cumprir e terminar o seu dia com um sentimento de bem estar e “dever cumprido” surpreendente. Um sentimento de “controlo” da sua vida e rotina que lhe traz equilíbrio. Coloco “controlo” entre aspas, pois nós temos apenas a falsa ideia de que controlamos alguma coisa nesta vida terrena… não controlamos nada! Mas, podemos planear para que possamos orientar este recurso escasso e precioso que é o tempo! E isso, retirando prazer de todos os momentos (até da satisfação de ter realizado aquela tarefa que não gostamos tanto) vai equilibrando o nosso ser e a vida que escolhemos, trazendo, a cada dia que passa, mais vontade de continuar a caminhar. 

Como foi relembrado ainda esta semana, não esquecer de alocar o “Me Time” nesse mesmo planeamento. Primeiro, cuido de mim, para poder cuidar dos outros! Recorde-se, as vezes que forem necessárias, deste mantra. 

Recorde tambem que os planeamentos devem ser feitos e mantidos. Cumpridos. Mas que podem ser, pontualmente, reajustados. Ter uma agenda elaborada, por defeito, ajudará, substancialmente, na sua organização interna. 

Mantenha o seu espaço físico (casa e trabalho) organizado, diga “não” com mais assertividade e frequência e sem sentir culpa, abandone a eventual postura de vitimização em que se coloca e assuma a responsabilidade da sua Vida. Efetivamente, prefira ser feliz, do que ter razão, abandonando confrontos desnecessários, e deixe ir aquilo que não lhe estiver a trazer complementaridade. 

Seja e esteja, ao invés de ter. 

Um sorriso,

À melhor versão de Ti!

Marisa Romero 

Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta

Leave a Reply

Scroll to Top