Vestir ou não vestir…eis a questão!

Olá Inspiração!

Agora que os miúdos já começam a interiorizar as rotinas que o ano letivo impõe, e à medida que as temperaturas começam a mudar, vem a preocupação com a roupa para a nova estação. É nesta altura que vamos ver o que se pode aproveitar do outono/inverno anterior e verificamos a necessidade de comprar roupa e sapatos novos para os miúdos.

Sabemos que as manhãs podem ser desafiadoras na hora de vestir. Surgem as birras para vestir determinada peça, seja porque não gostam, porque pica no corpo, está apertado, não é fashion o suficiente ou porque simplesmente não se sentem confortáveis. Quem nunca?

Para facilitar as tuas manhãs e a dos teus filhos, lembra-te que, tal como tu, eles gostam de se sentir bem na própria pele, que também têm gosto próprio e quer queiras quer não, têm a sua personalidade.

Se ainda és tu quem escolhe as peças de roupa, e isso gera normalmente momentos tensos ou de birras, há dicas que podes seguir:

– Em primeiro lugar, escolhe comprar roupa confortável e que vá minimamente ao encontro do gosto da criança, porque gostar da roupa é meio caminho andado para não haver birras.

– Prepara a roupa do dia seguinte na véspera. Lembra-te de incluir as crianças nesta tarefa, uma vez que é importante que elas se sintam como parte participativa dessa decisão. Afinal, quem vai vestir a roupa são eles, não é?

– Mostra à criança duas opções fechadas de outfit para cada dia. O objetivo de dar duas opções de outfit é para que a criança sinta que tem alternativas e que pode fazer escolhas e, ao mesmo tempo, estas escolhas são tuas e controladas por ti. Esta pequena alteração dá-lhes a sensação de que têm algum controlo e algum poder sobre as ações do seu dia e, consecutivamente, faz com que colaborem mais facilmente contigo e aceitem melhor a roupa que vão vestir.

– Acorda antes dos miúdos, o tempo suficiente para que tenhas tempo de te preparar e de fazer as tarefas que pretendes fazer. Desta forma, quando eles acordarem, poderás estar focada neles e terás mais tempo, o que vai evitar situações de stress e eventuais atrasos, conseguindo sair de casa com tempo suficiente.  

– Planear o dia seguinte dá-te um avanço enorme e vais agradecer cada minuto livre que terás a seguir.

Lembra-te ainda que ter tempo para ti é crucial para o teu bem-estar e sanidade mental. Só cuidando de ti é que estarás disponível para os outros e, consequentemente, para os teus filhos.

Partilha connosco se já utilizas alguma destas estratégias.

Um Sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Reply

Scroll to Top