No meu último conteúdo, viajamos pelas primeiras três casas. Iniciamos a visita guiada pela casa 1 que representa a primeira atitude da pessoa em relação à vida. Por sua vez, a casa 2 que simboliza os recursos financeiros e os valores pessoais e por fim a casa 3 que nos mostra como comunicamos connosco e com os outros.
Neste artigo e tal como vos tinha referido, falamos apenas da casa 4 que, enquanto astróloga considero fundamental a sua análise. Depois de um olhar para o ascendente, sol e lua num mapa de uma pessoa dou de seguida uma “espreitadela” ao tema da casa 4.
A Casa IV representa as nossas fundações psicológicas. Memórias subjetivas da infância. “Representa de onde viemos, de que família somos oriundos. Representa os nossos padrões mais instintivos. Diz-nos o que herdamos da nossa família, já que as nossas raízes provêm de gerações anteriores. Fala-nos também do clima emocional que rodeou o nosso nascimento.” – Alan Oken

Como é sabido, a infância é a etapa fundamental de formação e desenvolvimento enquanto indivíduos. Todas as experiências e vivências da infância vão moldar e influenciar as nossas escolhas futuras já no estado adulto. Afinal somos o resultado das nossas vivências do passado.
O que vivemos na infância e as feridas emocionais que carregamos ao longo da nossa vida podem determinar, por um lado, uma base sólida e consistente ou por outro lado, um local de inseguranças, baixa autoestima e medos que foram cristalizados, devido às crenças adquiridas na infância. Um olhar astrológico sobre esta casa vai conseguir obter alguma informação sobre esta situação e entender o porquê de alguns bloqueios que eventualmente possam surgir no tema astrológico da pessoa, sobretudo ao nível da sua personalidade. Percebem porquê que a análise desta casa é tão importante?
A Casa 4 representa também a relação que temos com os nossos Pais, sobretudo a Mãe ou pessoas que os substituem. Simboliza também a forma como gostamos de nutrir e ser nutridos. E dá-nos informação como constituímos também a nossa própria família. A casa 4 é regida pela Lua e o signo regente é caranguejo.
Se a casa 4 representa as nossas raízes familiares e as mesmas não tiverem sido bem nutridas, aceites e integradas pelo indivíduo, então podemos ter alguma dificuldade em assumirmos o nosso valor e reconhecimento social no mundo que é expressado na casa 10 que simboliza o Meio do Céu, o ponto mais alto do mapa. E enquanto não fizermos a cura da nossa casa 4, a ascensão para a casa 10 irá ser um pouco mais demorada.
No próximo artigo entraremos no mundo das casas 5, 6 e 7. Não percam.
Podes solicitar o relatório do teu mapa astral ou uma consulta de astrologia através de https://asmarisas.com/consulta-de-astrologia/. Lembra-te: a Astrologia é uma ferramenta que pode potenciar o teu desenvolvimento pessoal! Vens?
Até breve
Sandra Sousa