Crianças menores?

Olá Inspiração!

Frequentemente se utiliza a expressão “menor” para nos referirmos a uma criança. Na maior parte das vezes sabemos que este termo se utiliza para nos referirmos a um ser humano com idade inferior a 18 anos. No entanto, vale a pena refletirmos sobre esta expressão “Ser Menor”.

Uma criança não é menor por ser criança. Quando se está perante uma criança que cometeu um “erro” (erro esse cometido por desconhecimento, por dificuldade em gerir emoções, por não ter ainda o seu cérebro bem desenvolvido e, portanto, o raciocínio aprimorado), sente-se uma superioridade. Automaticamente a criança passa a ser “menor”. E é nesse ponto que sentimos que temos todo o poder sobre ela. É aqui que se dá o equívoco. O nosso erro. Encarar a criança como sendo um ser menor do que nós.

Nós somos apenas adultos. E elas, são apenas crianças. É simples, não é?

Todos merecemos respeito. Todos merecemos amor. Todos merecemos compreensão.

As crianças não são menores do que ninguém. São seres vivos, tal como nós. São humanas, tal como nós. São seres que precisam de ser tratados com uma boa dose de compreensão e de empatia, tal como nós. São seres que gostam de se sentir amados e respeitados, tal como nós.

A diferença? Somos seres humanos em fases diferentes de desenvolvimento.

Já tinhas pensado nesta perspetiva? Costumas utilizar este termo para te referires a uma criança?

Um Sorriso,

Inspira Parentalidade!

Leave a Reply

Scroll to Top