Olá Inspiração!
A infância tem, quer queiramos quer não, um grande impacto na nossa vida adulta e na forma como percecionamos o mundo. São as experiências que vivemos a cada dia, desde o momento do nosso nascimento que vão contribuindo para a construção do Eu.
Aqui no Inspira Parentalidade temos vindo a refletir sobre a forma como educamos e propomos estratégias para que vivas uma parentalidade positiva e construtiva. Sim construtiva, porque acreditamos que os filhos também vêm para nos ensinar muito sobre nós próprios, sobre quem somos, como queremos ser e que legado queremos deixar.
Por isso hoje, trazemos algumas questões que têm pairado nas nossas cabeças relacionadas com a forma como as crianças experienciam o mundo e que nos ajudam a orientar o caminho que queremos tomar na educação dos nossos filhos.
Como foi a tua infância?
Onde e como gostavas de brincar?
Brincaste na rua?
Tinhas liberdade para brincar sem o olhar constante de um adulto?
Brincavas na natureza, subindo por exemplo às árvores ou apanhando flores e até caracóis?
Colheste fruta das árvores?
Tiveste animais de estimação? Se sim, qual ou quais?
Estamos certas que há muitas mais perguntas que poderás fazer, aos poucos vamos chegando lá.
Bem sabemos que a forma como se vive nos dias de hoje a infância, é diferente da forma como vivemos a nossa. Outros tempos, outras realidades. Hoje as crianças têm acesso a coisas que, lá atrás, nós não tínhamos. Hoje é possível aceder com uma facilidade enorme a jogos de consolas, a brinquedos tecnológicos, programas de televisão e até a aplicações de jogos a partir de qualquer lugar. E se é verdade que é cada vez mais difícil para os pais travar esta tendência, não é menos verdade que isso pode ter um impacto menos positivo no desenvolvimento das crianças.
Brincar é essencial a um desenvolvimento saudável, e já tivemos oportunidade de te falar sobre a importância do brincar e da forma como isso influencia tudo o resto.
Na nossa experiência pessoal, a infância foi vivida de forma rica, em contacto com a natureza que nos rodeia e tivemos a oportunidade de aprender a nos conectar com o meio ambiente e tirar proveito desta grande escola que é a natureza.
De facto, o contacto com o mundo natural traz grandes benefícios. E vale a pena refletir de que forma podemos promover esta aprendizagens aos nossos filhos, a conexão com o meio ambiente.
Eis alguns benefícios de brincar em liberdade na natureza:
– Apurar os sentidos. Na natureza podem apurar a audição, visão, tato, olfato e até paladar. Ouvir os sons de pássaros, da água, do vento, das árvores, das folhas secas no chão, o musgo, observar e sentir todas estas coisas, vai permitir à criança descobrir novas sensações, vai despertar a curiosidade e potenciar novas questões e novas aprendizagens.
– Estimular a criatividade. O contacto com a natureza estimula a exploração e o imaginário.
– Fortalecer a imunidade. Brincar no exterior, para além de promover a vitamina D no organismo da criança devido aos raios solares, também potencia o contacto com organismos que vão ativar o sistema imunitário e consequentemente fortalece-lo.
– Promover auto-confiança. Brincar ao ar livre, permite explorar o movimento – correr, saltar, escorregar, trepar, explorar troncos caídos – e assim aprender a gerir riscos. A criança aprende quais são os seus limites, assim como a sua capacidade de superação.
– Preservar a natureza. Quando a criança se conecta com a natureza, aprende e compreende os seus ciclos. Percebe o seu lugar e de que forma a sua ação impacta o meio ambiente. Aprende a respeitar e a preservar.
– Acalmar a mente. O contacto com a natureza tem um efeito calmante na mente. Ajuda a reduzir a ansiedade e o ruído mental.
Consegues perceber como uma simples ida ao parque, à floresta, à praia, junto ao rio pode ser tão benéfico ao desenvolvimento saudável dos teus filhos?
Deixa-os explorar, deixa-os desafiarem-se a si próprios, deixa-os arranharem-se, deixa-os sentir a chuva no rosto (há roupa que os protege da cabeça aos pés), deixa-os sentir os cheiros das plantas, deixa-os observar as lagartas debaixo das folhas, o caracol, os pássaros, os caranguejos nas rochas na praia, mostra-lhes como contemplar a natureza.
Garantimos que o efeito que tem nas crianças é surreal! É aí que elas pertencem, livres! Vais poder ver um brilho nos seus olhos e um sorriso no rosto tão genuíno que sentirás, nesse momento, que tudo está no seu lugar.
Um sorriso,
Inspira Parentalidade!