Olá Inspiração!
O estabelecimento de regras e limites é, geralmente, um dos maiores desafios parentais. E não é tão fácil de responder como 1+1=2. No entanto, aqui vão algumas anotações e tomadas de consciência que poderão ajudar a simplificar este enigma.
Estabelecer regras e limites exige também um autoconhecimento. E perguntas tu “como assim? O meu autoconhecimento está relacionado com os limites que vou estabelecer ao meu filho?” Sim, leste bem! Precisas desenvolver um conhecimento sobre quais são os teus limites e sobre o que tu própria consideras como comportamento socialmente aceite. Esse é o primeiro passo, o de perceber exatamente que comportamentos e, portanto, as regras e os limites que queres incutir aos teus filhos.
Outra questão é perceber e analisar se essas regras e limites fazem sentido em todos os contextos ou se alteram e se modificam conforme o contexto, o local e o momento. Se assim for, é preciso reforçar esta necessidade com a criança. É natural que a criança manifeste alguma dificuldade em compreender esta questão na prática, no entanto, terás de ser tu a incutir e a trabalhar esta sensibilidade junto da criança.
Algo que costuma dificultar ainda mais esta definição de regras e limites é a falta de consistência perante a necessidade de estabelecer esses limites. Claro que esta questão leva-nos ao cansaço e à demanda que diariamente vivemos e que desafia a criação deste espaço emocional para conseguir levar a cabo esses momentos.
Por último, não podíamos deixar de te fazer olhar para a tua linguagem não verbal. Fica atenta, sobretudo, à forma como comunicas com o teu corpo, com a tua expressão facial, o tom de voz e as expressões comunicacionais que utilizas.
O importante é que Tu, como Pai ou Mãe tenhas consciência de todas estas questões e de tantas outras que estão relacionadas e compreendas que está do teu lado fazer o teu melhor para conseguir definir estas regras e estes limites.
Esperamos que esta breve reflexão te leve a questionamentos internos e que isso impulsione a tua forma de estabelecer regras e limites!
Um Sorriso,
Inspira Parentalidade!