Vamos falar sobre o medo

Olá Inspiração!

O medo é uma emoção básica e deve ser vista e reconhecida para que possa ser transformada.

O medo pode ser um elemento motivador ou limitador e, se assim for, pode tornar-se efetivamente castrador no sentido de te impossibilitar a atingir objetivos ou, inclusive, de te impedir de realizar sonhos. Mas, tudo isso pode ser diferente. Tudo depende da perspetiva com que encaramos as coisas.

É possível transformar medos! Se tens um medo que te limita, ele pode passar a ser visto como motivador para a tua ação!

O primeiro passo para transformar um medo é identificar especificamente o medo que sentes. Escreve-o. Escrever ajuda a organizar o pensamento e a racionalizar as situações. Escreve o que esse medo te faz sentir e também em que parte do corpo sentes todas as sensações que ele te provoca. Por exemplo, há medos que nos fazem tremer, suar das mãos, gaguejar, entre tantas outras sensações.

Após a identificação do medo e das sensações corporais que tráz consigo, questiona-te se esse medo limita a tua vida e de que forma. Esse medo impede-te de concretizar objetivos? Impede-te de viver a vida que sempre quiseste? Impede-te de agir?

Se assim for, transformar esse medo é, de facto, uma necessidade!

É também fundamental que consideres tomar consciência de que modo esse medo surgiu. Foi algo que te foi imposto por alguém? Alguma situação despoletou esse medo? Por exemplo, podes sentir medo de falar em público porque alguém te contou a sua experiência negativa ou podes sentir medo de falar em público porque já vivenciaste situações negativas nesse contexto.

De qualquer das formas, podes procurar experiências positivas de outras pessoas e experiências positivas que tenhas tido e verifica que essas situações não são uma exceção! Escolhe olhar para essas situações positivas como algo motivador e inspirador.

A visualização também pode ajudar. Visualiza-te numa situação em que sentes esse medo e vê-te a lidar com isso de uma forma positiva. Mas aqui é importante que vejas efetivamente tudo a acontecer. Vê as sensações corporais a aparecer. Verifica como está a tua expressão facial, o teu corpo, as tuas mãos… E, após essa visualização, vai desmontando cada uma dessas sensações e emoções que o medo te fazia sentir, permitindo que tudo isso vá desaparecendo aos poucos, dando lugar à tranquilidade. Continua nessa visualização até que todas as sensações tenham desaparecido e, depois, vê como lidas com a situação de uma forma mais tranquila. Observa bem como o medo é inexistente e como foste capaz de lidar com ele.

Reforça essa imagem na tua mente vezes sem conta (diariamente, se necessário!). Prepara-te interiormente e reforça o teu Ser interno para que seja capaz de superar esse medo. Tu consegues! Lembra-te que tens dentro de ti todos os recursos que possas precisar. Só precisas de os ativar!

E isto significa que a superação desse medo também existe dentro de Ti! Só precisas de olhar para ela e dar-lhe força!

Tu consegues superar-te!

Um sorriso,

À melhor versão de Ti!

Leave a Reply

Scroll to Top